Jul 8, 2007

Quando Nietzsche Chorou by Irvin D. Yalom


"Transforma-te em quem tu és." (Friedrich Nietzsche)


Este livro foi-me aconselhado por um amigo meu que partilha o mesmo fascínio pela leitura. Pela leitura não tanto de livros comerciais e vendíveis (tais como os de Dan Brown - devo admitir que li "O Código da Vinci" e "A Conspiração" e não desgostei), mas sim de algo que nos traz algo mais.


Não sou fã de Estudos Filosóficos nem tão pouco da Psicánalise - possivelmente devido ao trauma de estudar as "alegorias das cavernas", Aristóteles e Sócrates de um forma demasiado convencional, quando a própria área em si é uma antítese à convenção...


Foi com incrível rapidez que "devorei"* este exemplar. Não é só pelo conteúdo que o livro se destaca - a estória dos primeiros passos da psicanálise: a relação entre Breuer, Freud e Nietzsche, mas é também pela forma como é proposto. Transcrevendo enxertos de cartas realmente trocadas entre algumas personagens como o compositor Wagner e a Lou Salomé, Yalom dá mais densidade e desconfiança à veracidade dos factos (essa que só vamos descobrir ao ler as notas do autor no final do livro). Recomendo que leiam o livro sem saber o que é verdade ou invenção, pois dá outro sabor à leitura.

Um livro tanto para quem aprecia uma boa obra literária, quanto para quem quer conhecer, minimamente que seja, as personagens (reais) ou quem está interessado em factos históricos - numa reconstrução angustiante de uma época em que o Homem se via preso à vida (o que não mudou muito até hoje). Ou simplesmente, para quem quer parar uns minutos e pensar...

* Ainda me pesa na consciência não ter terminado "Un Jeune Américain"...

1 comment:

NoManIsAnIsland said...

Julgo ser o primeiro a comentar o blogue.Não tenho nada de brilhante a dizer...apenas que agora que descobri o teu blog (ou me foi dado a descobrir) vou estar atento às tuas aventuras e desventuras.
Acho que não vou ter oportunidade de ler o livro recomendado, mas vou-me lembrar dele.A Ryanair saberá porquê...
Falando em Nietzsche, pelos vistos, esse teu "amigo" disse um dia (em alemão!lol):"Talking much about oneself can also be a means to conceal oneself."
Sei que aqui não falas, mas escreves;de qualquer modo, será a máxima aplicável no teu caso??