Jul 11, 2007

O dia seguinte


Estranhamente, em meses, esta foi a primeira noite que consegui dormir sem acordar à meio da noite com suores frios, ou horas antes do despertador tocar.

Sem sonhos... Nada. Adormeci e acordei. Acordei sobressaltada pelo som do despertador. Uma sensação estranha sabendo que há meses que sofro de insónias e sono perturbado. Imagens do passado, sentimentos feridos, insegurança, dúvidas... A minha vida, as minhas escolhas, a minha família, o meu trabalho, o meu passado.

Ontem, noite branca. Hoje, noite completa. No entretanto, "desabafei" com a pessoa que conheci no avião na minha ida a Portugal em Junho. Mal a conheço e no entanto, é-me tão familiar.
Será mais fácil falarmos e "limparmos a chaminé" com "desconhecidos" do que com pessoas que nos são mais próximas?

5 comments:

Anonymous said...

Sim, creio que seja mais facil! é mais fácil porque o "desconhecido" não se preocupa com o tipo de chaminé, não julga a chaminé, se é grande se é pequena, qual o estilo arquitectónico, se está pintada, qual a cor ideal,se podia ser assim, se podia ser assado, e fala sem medo de perder ou cobrar o dito "serviço de limpeza"....é mais fácil porque não ha preocupação com julgamentos, bons ou maus, não ha receio de perder ou estragar relações (porque ainda não existem), não ha afastamento por atritos ou ideias opostas porque não passam de meras opiniões/desabafos... digo eu! mas não sou psicologo... sou mais p´ro psico...doido! tem dias... E é bom ás vezes abanar a cabeça toda e pensar que estamos vivos e no que já passamos... diz-se por ai que a memória é das piores coisas da mente humana, por muito que nos queiramos esquecer de certas coisas não se consegue... a nao ser quando chega o "velho alemão"...pelos vistos a vida é assim, e temos de aprender a lidar com isso, e é com tudo isso, de bom e mau, que crescemos! A sensação de dormir a noite toda em pleno é boa... vai-te é habituando... mas guarda algumas para não dormir! e atenção á cerveja e ao whisky que as autoridades irlandesas já têm a tua ficha ;-) fica bem! e bjinhos! ...tambem quero um blog pra mim... onde se vende disto? na irlanda? possa activá-lo por MB? explica!

Filipe said...

Julgo que é a razão inversa do que disse o jp. É precisamente por desconhecidos se "preocuparem" com a nossa chaminé que é mais fácil desabafar, porque nos dá esperança que a "preocupação", a atenção, são coisas que podem muito bem ser gratuitas. E é sempre bom termos a surpresa de ainda conseguirmos ter a atenção de alguém desinteressadamente, apenas porque temos qualquer coisa que o desconhecido escolheu "interessar-se". Faz-nos acreditar que não somos invisíveis. E isso é bom,e é e borla, não tem as obrigações familiares, ou as das amizades gastas.

Anonymous said...

Acho que tens toda a razão!É muito mais fácil desabafar com desconhecidos,pois acho que não esperam nada de nós...Sentimo-nos mais "soltos" e as coisas parecem ser mais fáceis de dizer;podemos ser nós mesmos,sem medo...
Existem dias bons e dias menos bons,é sinal que vivemos;pelo menos tens mais coragem que muita gente(incluindo eu!!) para virar a página da vida.E isso é o mais importante,não ter medo de arriscar
e quem não arrisca não petisca,e tu já o fizeste.....
Beijinhos e que tudo corra bem!!

Anonymous said...

É verdade..com desconhecidos é mais fácil pk penso q contamos tudo, mm tudo..sem omitir as partes de q temos vergonha ou q nos embaraçam..pk pensamos q mm q façam mau juizo de nós nunca mais iremos ver akela pessoa nem ela irá contar a alguém q nos conhece...e então é um desabafo mais sincero, o q nos alivia mto mais.....
Eu ando a desabafar cos meus amigos, mas axo q já estao a ficar cansados das minhas histórias:) é q andam mto repetitivas......temos de pôr a conversa em dia....ctg sei q posso desabafar à vontade:) bjinhos

Anonymous said...

Onde é que ela anda afinal?!?!?! Alô... alfa! bravo! Portugal Chama Irlanda... alô!