Sep 18, 2009

o porquê das mulheres

...serem tão complexas e complicadas.

um colega meu fez-me essa pergunta. porquê nós -mulheres- temos sempre tendência a complicar as coisas mais simples.
a minha resposta foi simples: somos todos complicados - homens e mulheres, sem distinção de géneros.
já conheci mulheres complicadas e já conheci homens que não lhes ficavam nada atrás. o nível de complicação de outrém depende quase sempre da nossa própria complexidade e da leitura que fazemos dela.
1 + 1 não é igual a 2 nas relações humanas. quem dera que fosse. mas todos somos diferentes e é difícil num mundo tão vasto e tão diverso, encontrar a pessoa que se assemelha a nós nestes termos.

eu, por exemplo, sei que tenho o meu complexómetro sempre nos níveis mais elevados. e tento (sempre) simplificar as coisas (para não me complicar -ainda mais- a vida); tento vê-las sob a forma de binários (+/-) ou um prisma monocromático (preto/branco). mas sinto que sempre que faço isso, a situação complica-se ainda mais. não pela minha parte, mas por parte da outra pessoa envolvida. então será melhor manter a minha complicação -com a qual já estou familiar- ou deixar que a outra pessoa me venha com novas complicações?

complicado, hein?

2 comments:

Alexandre Correia said...

Olá Li,

Como deixou no ar uma pergunta, não resisto a dar-lhe a minha resposta. Não some complicações na sua vida. Se acha que já a complica suficientemente, não lhe acrescente outras complicações por via de um parceiro. Não faz sentido e, provavelmente, tornaria a sua vida num inferno. Mas, como bem sugere, somos todos diferentes. Logo, não se iluda, que nunca encontrará ninguém igual a si. E ainda bem, porque se isso acontece, como se sentiria se fosse uma desilusão? No mínimo, repensaria toda a sua existência, até porque arriscava a tornar-se insuportável perante si. Se os sentimentos fossem programáveis, eu apostaria em alguém completamente diferente, que me completasse. Todavia, sentimentos não se programam e nunca sabemos o que a vida nos reserva. Sabemos sim, que está na nossa mão abstrair-nos do que não vale a pena. Alguma vez experimentou desligar o complicómetro, ou essa é a sua arma secreta, que não consegue pôr de lado para garantir a sua auto-defesa? Talvez enquanto os outros a virem sempre com essa poderosa arma na mão também tenham medo de chegar perto, medo de ser atingidos por qualquer coisa má...

Um beijo,

Alex

PS - Não, não é nada complicado. Nós é que fingimos que é, às vezes tão bem que parece mesmo complicado. Experimente por si.

jose5mmf said...

Li,

umas das grandes responsáveis pela "complicação" é:

http://www.egasmoniz.edu.pt/ficheiros/alunos/anos_anteriores/Aulas%20Bioq%20Metab%C3%B3lica%20PDF/EIXO%20HIPOT%C3%81LAMO-HIP%C3%93FISE%20p&b.pdf