Sep 29, 2008

la fête des vins



começo pelo fim.
ontem à noite regressei da "fête des vins" de lugano num comboio directo para basel (sem confusões de mudança de comboios e plataformas).
chegada à sbb bahnof: 00h06. último tram para casa: 00h15 (vim a descobrir da pior maneira a definição de "último").
apanho o tram n.°11 que vai em direcção à frança (st-louis grenze) e passa perto da univ.

atenta às paragens, apercebo-me (e estranho) da direcção tomada pelo tram. sabendo que há obras na linha (e acreditando piamente na minha boa estrela), achei que seria um mero "détour". pois.
chegada à última estação: oberwil (paragem das linhas 10 e 17, mas certamente not do n.°11). no meio do nada. 00h26.
horário de trams desactualizado (na era pré-histórica, havia trams até 00h48).
telefonema a um amigo a pedir conforto. "só a ti é que acontecem coisas destas. deverias estar mais atenta. o que vais fazer agora?". boa pergunta. se soubesse a resposta...

decido sair da estação e procurar ajuda (a.k.a. polícia, táxi?). desorientada, carregadíssima, estradas fechadas, um frio de rachar. decido dar ouvidos ao meu "sentido de orientação". e fui desaguar a uma estrada (fortunadamente) com algum trânsito.
big hic: deparando-se com uma desconhecida (à beira de um ataque de nervos) a gesticular no meio da estrada, quem tem coragem de parar o carro? na suíça? noone. nem mesmo táxis.
a terceira tentativa (de parar um táxi, porque carros somente nos meus wildest dreams) foi frutífera. as duas clientes do taxista tiveram pena de mim e aceitaram dar-me "boleia" (kind of). fomos deixá-las ao destino e depois partimos em direcção à bâle ("em direcção" porque já estava 15kms fora da cidade...).
conversa com o taxista (o costume, donde sou, o que faço na suíça, etc.) numa mistura entre o francês, inglês, português, italiano e espanhol. 35CHF mais tarde cheguei a casa. 1h20.

nota. ainda tive direito a um convite por parte do taxista (albanês do kosovo) para tomar um café e ver a cidade...

2 comments:

S' said...

as tuas boleias sempre foram muito estranhas :) desde os tempos de Tomar.. hehe

li said...

pois, mas em tomar, por mais maradas que fossem as minhas boleias, nunca tive problemas em parar carros e táxis (e nunca paguei a corrida até ao instituto...)