Sep 17, 2008

basel - lugano



sexta, experimentei o novo sistema de compra de bilhetes de última hora online no site do sbb - click&rail e entrega do bilhete via mms.
bilhete comprado para o comboio das 18h07, directo, de basel para lugano, sábado 13. chegada prevista às 22h32. prático e barato, uma ida por 18CHF em vez de 40CHF :)

sábado, dia de chuva torrencial em basiléia, dirigi-me à sbb bahnof às 17h00 no bus 30 (que parte da univ directo para a estação). cheguei ao destino em pouco menos de 10 mins, mas completamente encharcada, visto a paragem de bus não ter abrigo e ainda estive 6mins debaixo de chuva :(
fui comprar algo para almoçar/jantar e sentei-me calmamente num banco à espera que a informação sobre o meu comboio aparecesse no quadro das partidas. pouco passava das 17h30 quando vi que devia dirigir-me à plataforma 6. coisa que fiz de imediato, visto estar com uma mala enormíssima e querer um lugar confortável. o comboio já estava cheio de pessoas (coisa que estranhei, dado faltar ainda meia-hora para a partida), mas lá consegui arranjar um lugar para mim e para a minha mala.

qual não é o meu espanto quando o comboio entra em andamento pouco depois, às 17h45. aflita, pergunto à rapariga sentada à minha frente para onde ia o comboio. resmungou algo entre os dentes - eram nomes de cidades alemãs. mau. muito mau. era suposto ir em direcção da suíça francófona... passa o controlador e pergunto-lhe como devo fazer para apanhar o comboio para lugano visto ter-me enganado (não me tinha apercebido que antes do "meu" comboio ainda havia um outro regional a partir da plataforma 6 - no qual eu entrei). muito gentilmente, o controlador diz-me que tenho de sair na última paragem deste comboio (em zoningen), mudar-me e apanhar outro comboio na plataforma 2, sair em arth-goldau, mudar-me e apanhar outro comboio (para chiasso) na plataforma 5. ok. relativamente simples.

em zoningen, plataforma 2. novo comboio. sento-me confortavelmente e começo a leitura da biografia de josephine baker. muito bom livro, diga-se de passagem. tão bom que não me apercebi que o comboio parou em arth-goldau. e fui parar a... luzern!
sem muito tempo para reflectir sobre onde me encontrava no mapa suíço, apanhei um comboio (plataforma 7) para arth-goldau. desta, estive atenta às paragens. saída em arth-goldau e procura da plataforma certa para chiasso. não encontrei para chiasso, mas encontrei para milano. se ia em direcção da itália, com certeza, teria paragem em lugano.

20 mins de espera, ao frio. um black americano (do ohio) veio cravar-me 5CHF. ainda tive direito ao "thank you (...) lord, bless you (...)" and so on (perdi parte dos blessings dele porque para mim um "obrigada" bastava). ainda falamos do barack obama até que (finalmente) o meu comboio chegou. cisalpino. o "tgv" aqui da zona. sem muita certeza que o meu bilhete a 18CHF fosse válido, entrei. com a minha sorte, ainda ia ser multada ou pagar a diferença de bilhetes. não. milagrosamente, não (deve ter sido de todas as bençãos do fulano dos 5CHF). viagem confortável, calma, sem stresses (salvo quando um senhor sentado à minha frente induziu-me em erro e fez-me sair em bellinzona - felizmente, perguntei a outro senhor e este informou-me que lugano era a paragem seguinte e voltei a entrar no comboio) e pude terminar o meu livro em paz.

e acreditem (ou não), cheguei a lugano com 45 mins de avanço - 21h45.


(nota. CHF means "swiss francs", CH - communité helvétique = suisse)

No comments: