Sep 21, 2008

jovem democrata viola "mail" de sarah palin



"o filho de um político democrata norte-americano reclama a autoria do mais recente escândalo na campanha eleitoral: a invasão e exposição pública de conteúdos do "e-mail" privado de sarah palin, candidata republicana à vice-presidência.

david kernell, 20 anos, filho do político do tenessee mike kernell, é o principal suspeito de ter colocado mensagens, fotografias e listas de contactos retirados do "e-mail" de palin à disposição de internautas, através do sítio de mexericos políticos 'wikileaks'. a violação do correio electrónico da governadora do alasca tinha sido inicialmente atribuída a um grupo de "hackers" - conhecido na rede por anonymous - que negou o envolvimento.

desencadeada uma verdadeira caça ao "hacker" no mundo virtual, vários blogues políticos e agências de notícias, atribuem a responsabilidade a kernell, mas os serviços secretos norte-americanos e o fbi - que investigam o caso desde quarta-feira - não confirmam.

o "hacker" deixou um registo "on-line" para contar como entrou no "e-mail" de palin, explicando que o fez "por brincadeira". primeiro adivinhou onde esta conhecera o marido, depois descobriu a data de nascimento e o código postal da governadora e - ao acertar em todas as questões que no sítio do yahoo permitem aos utilizadores alterar a senha de entrada nas contas de correio electrónico - bastou-lhe modificar a "password" para "popcorn" e entrar."


[in expresso online 21-09-2008]

No comments: