Aug 19, 2009

qualquer coisa

...como 4000kms depois.

estou de regresso a basiléia. custa sempre a partida (deixar família, amigos e o mar), mas depois de cá estar, tudo volta à normalidade - quase que diria "à rotina", mas a minha vida nunca foi rotineira. e ainda bem.

a ida e o regresso foram uma autêntica aventura.
partimos de basel no 29 de julho às 13h00 (após inúmeras despedidas - até parecia que ia para nunca mais voltar) e rumo à frança. primeira paragem em saint-louis (logo ao atravessar a fronteira), no e. leclerc para algumas compras e almoço e regresso à estrada às 15h00. alguns quilómetros depois (~100), já começavam as peripécias - perdemos a saída na via rápida e fomos obrigadas a percorrer mais de 100kms para voltar ao sítio certo. começou bem.
algures perto de vichy/clermont-ferrand, voltamos a perder a saída e fomos ver paisagens no massif central. estradas nacionais e departamentais. valeu a pena pelas vistas e pelo bom restaurante onde paramos para jantar.
na madrugada, chegamos ao sul de frança. numa paragem obrigatória - todas as duas horas para o refill de cafeína (redbulls e café) e idas ao wc - reparamos que a língua predominante nas estações de serviço era o português. num tom de brincadeira, a minha mana e eu dissemos que estava tudo com pressa de comer a postinha de bacalhau ao almoço. e verdade seja dita, nós também não faltamos ao chamamento:

chegamos a vila cova às 16h00 (portuguesas), i.e. exactamente 24h depois da nossa partida. e a minha cara era esta após muitas horas de privação de sono:


*************************************
o regresso foi mais penoso. por dois motivos - a vontade de partir era quase nula e a minha excelente ideia de atravessar a frança em "linha recta". saímos no dia 16 de agosto, às 17h00. outra vez múltiplas despedidas (faltam 4 meses para o natal) e o último cafézinho em companhia dos progenitores. a travessia de portugal e espanha foi tão rápida que sem nos apercebermos...

à 1h00 já estávamos em bordeaux! e desta vez a população predominante era a comunidade magrebina. e - desculpem-me o comentário xenófobo - mas viu-se pelo estado das casas-de-banho.
pouco a pouco, fomos "tomando a direcção" da suisse. digo "pouco a pouco", pois como escrevi anteriormente, tive a brilhante ideia de atravessar a frança em linha recta. o que significou atravessar o massif central em estradas nacionais, assim como os alpes e atravessar a fronteira frança/suíça mais abaixo - em genebra. doeu. muito. sobretudo nas partes posteriores. se é cool conduzir um carro desportivo, não é cool para longas viagens. sofremos. mais a p. que ia a conduzir do que eu (claro que mais uma vez não me passou o bólide para as mãos - será que tenho de lhe relembrar que passei ao exame de código e de condução à primeira volta?!). penoso é também atravessar a frança devido aos inúmeros radares de controlo de velocidade. um momento de ouro foi a p. me ter dito que já não via um radar há muito tempo, e uma fracção de segundos depois, ter-mo-nos deparado com o painel de aviso. a p. reduziu de imediato a velocidade, mas permanece a dúvida se o fez suficientemente, pois alguém foi "flashado". o carro que ia à nossa frente ou nós?
da próxima p., guarda esses pensamentos para ti própria e assim evitas/evitamos desventuras.

à chegada à suíça, mais uma surpresa: o trânsito caótico do regresso das férias (as aulas começaram oficialmente nos cantões alemães a 17 de agosto). trânsito caótico entre genebra e lausanne. trânsito caótico entre berna e basiléia. trânsito caótico à entrada de basiléia. chegada a casa às 19h00.
foi descarregar o carro, jantar qualquer coisa e cama. porque no dia seguinte, foi dia de "pica-boi".

ficam agora as fotos para matar saudades...


2 comments:

SmartinS said...

Li, esta tua aventura fez-me lembrar da minha quando decidi cruzar Portugal, Espanha e França para levar o carro para a Irlanda! Metemo-nos em cada uma :) Mas são estas aventuras que dão sabor à vida, verdade? Que carinha de cansaço tinhas na foto!!! Mas diz lá se a bela posta de bacalhau à moda de Braga não te deu a energia necessária para prosseguir nessa “cruzada” (bom, a posta de bacalhau e os litros de café e redbull). Fico contente que tudo correu bem e que chegaram em segurança. Agora voltar à realidade e desfrutar! A tua Matilde tá LINDA e ENORME! :D És uma tia babada com todos os motivos do mundo para o ser! Beijocas grandes amiga e espero realmente encontrar-te pela Suiça next December ;)***

li said...

isto de ter mulheres na estrada, dão sempre em aventuras ;)
quanto à m., espero que venhas a conhecê-la no natal. está fantástica no alto dos seus 96cm (com 2 anos e 9 meses) e muito engraçada. um mimo.