Mar 26, 2009

jesus found me!



faria muito mais sentido dizer *i've found jesus*, mas neste caso, foi mesmo ele que me descobriu.
ainda com contornos pouco claros, recebi esta semana uma carta da "minha paróquia" (sim, porque descobri que estava "inscrita" na pfarrei st anton de basel) a relembrar-me os meus deveres de paroquiana. e estes últimos traduzem-se numa "contribuição" (...monetária) para o período da quaresma.

1. terão eles enviado esta carta a todos os habitantes de basel?
resposta: não, basel stadt é um cantão protestante, logo não faria sentido a igreja católica (por mais desesperada que esteja por fundos monetários) pedir dinheiro aos protestantes e outros.

2. terá sido pelo meu apelido tipicamente português que me descobriram?
resposta: possível... mas pouco provável.

decidi inquirir os meus colegas (ateus, católicos, protestantes e afins) sobre se tinham sido ou não abordados pela igreja. e descobri algo de muito interessante:

- quando uma pessoa se inscreve nos serviços de estrangeiros e fronteiras (sef), uma das perguntas do formulário é: qual a sua religião?
não me recordo se preenchi o campo ou não (com certeza fui suficientemente imbecil para o fazer), mas
a) caso tenha escrito "católica", já teria a resposta à pergunta 1.
b) caso tenha deixado o campo em branco, pelo meu nome e origem, os sef teriam-me automaticamente classificado como pertencente à igreja católica. resposta à pergunta 2.
c) não receberia correspondência, caso me tivesse classificada como "ateia".

- e a "crème de la crème" desta estória é que 2.5% do meu salário reverte directamente para a igreja católica de basel. sim, porque excepto os ateus, toda a população - residente na suíça e "ligada" a uma religião - é obrigada a contribuir para as diferentes igrejas. e claro, como cerca de chf600 são-me retidos na fonte, nunca prestei a devida atenção ao "quanto" dos meus impostos cantonais ia para "o quê" ou "quem".

ora, eu não vou à missa cá - and for that matter nem em portugal, excepto para certos eventos, i.e funerais, casamentos... (e não faço questão de ir nem a uns nem a outros), e estes ladrões, disfarçados de mensageiros de deus, apoderam-se de 2.5% do meu salário e ainda por cima têm a lata de me pedir mais dinheiro???

segunda-feira, visitinha aos sef...

4 comments:

SmartinS said...

Sai caro seguir uma religião na Suiça! Era mesmo o que faltava...

S' said...

Vou querer saber mais pormenores deste episódio..
Até em nome de "Deus" te roubam!
:D

NoManIsAnIsland said...

Tinhas-me perguntado e eu resolvia-te o mistério!
Na Alemanha é igual...
E vê se rezas um pai nosso, porque "quem dá e tira, para o inferno gira...!" *

li said...

com deus entendo-me. não preciso de intermediários, e "ele" sabe disso.