Jan 26, 2009

a pontualidade suíça


porque estou no país dos famosos relojoeiros, seria de supôr que tudo funcionaria tip-top, sobretudo questão horários.
ontem, após um divertido dia gg com a mana p., regressei a basel no comboio das 20h12.
"o cisalpino atrasa-se sempre" apregoava a p. e não se enganou. o cisalpino vem de milão. logo os atrasos vêm dos italianos. mas os comboios são suíços. e o comboio atrasou-se. cerca de 20min. o que faz com que a minha ligação em arth-goldau ficou em risco. pedi ao revisor para contactar a central para garantir a correspondência (sim, na suíça pode pedir-se para um comboio esperar...) mas com um atraso já considerável, ficou confirmado que teria de viajar até zurique. a somar a isto, havia um problema técnico na minha carruagem, e parte da viagem foi feita às escuras. quanto ao trajecto, em vez de viajar numa bela diagonal, fiz um détour, género triângulo das bermudas. foi cansativo, apesar de só ter acrescentado cerca de 25min ao meu percurso. a somar, cheguei à casa enregelada pois o meu comboio de ligação não tinha o aquecimento ligado e ainda estive 12min ao frio, à espera do último tram.

isto seria mais um caso de desventuras (nada surpreendente, tendo em conta que sou a narradora) mas se vos disser que, sábado, o meu comboio na ida para lugano avariou em erstfeld e atrasou-se cerca de 30min. eu digo-vos que já é azar. muito azar.

3 comments:

[GuTo] said...

é caso para dizer: "casa de ferreiro, espeto de pau!!".
Já por outro lado, aqui no país vizinho, quando dizem 20:12 é mesmo 20:12! Se chegas às 20:13 ouves poucas e boas!

li said...

aqui tudo depende do cantão onde se vive. nos cantões germânicos, a pontualidade e a rigidez do sistema reinam, nos cantões francófonos, a limpeza e organização, e nos cantões italianos, são as paisagens românticas e os péssimos condutores...

[GuTo] said...

gostei da descrição do cantão italiano!!!