Jan 7, 2010

surpresa

...das surpresas!

um padre que eu conheço. um padre que a minha família conhece. o padre que - salvo erro - uniu os meus pais...
alguém me sabe explicar o porquê de tantos padres serem abusadores de crianças?

4 comments:

Alexandre Correia said...

Olá Li,

...talvez porque lhes está vedada uma vida sexual activa? Também não sei ao certo, até porque há demasiados tarados (e taradas também...) pelo mundo fora e só alguns é que são padres, mas uma coisa talvez explique esta visibilidade: os padres normalmente são figuras de respeito e acima de qualquer suspeita, pelo que se cometerem crimes deste tipo (ou de outro) mais facilmente conseguem iludir as aparências e manter-se livres. Por outro lado, as crianças são as presas mais fáceis do predadores sexuais, precisamente por serem crianças, por não conseguirem defender-se como um adulto, por vezes até por não compreenderem as agressões de que são vítimas, ou até por isso tudo e pela vergonha e medo de denunciarem os seus casos, pois frequentemente as vítimas acabam por ser ainda mais maltratadas, logo, preferem sofrer em silêncio, protegendo os seus agressores.
Seja como for, permita-me lembrar-lhe uma expressão muito portuguesa: "Por morrer uma andorinha não acaba a Primavera". Eu até podia ser padre, se conseguisse abstrair-me de toda a riqueza e laxismo do Vaticano e das cúpulas da Igreja Católica, pois não consigo admitir que se peça em nome dos pobres para se viver na maior riqueza e com um mínimo de intervenção no que sucede pelo mundo. Mas não sou padre, nem seria porque isso implicaria interditar parte da minha vida. No entanto, tenho a certeza que nunca serei pedófilo, nem tolero quem o seja, ou até mesmo os consumidores de pornografia. Já viu, quem diria que eu me tornaria tão defensor da moral?

Beijo,

Alexandre Correia

PS - Descanse que eu não sou moralista. E aceite o meu conselho: desconfie dos moralistas; normalmente são os mais imorais! Mas não julge nem condene assim tão facilmente ninguém...

li said...

olá a.,
é sempre um prazer ler os seus comentários. e mais uma vez, obrigada pelas suas sábias palavras.

este post veio um pouco em seguimento a 2 outros posts sobre abusos sexuais sobre crianças por párocos, na rep. da irlanda.

abusar de crianças é algo que me ultrapassa. não percebo. nunca perceberei e acho que nem quero tentar perceber.

o que realmente me choca é que a pedofilia não é novidade. o marquis de sade (séc. xviii/xix) é o perfeito exemplo do connaisseur em matéria de abuso de jovens.
mas se toda a gente sabe e/ou desconfia, se isto acontece nos eua, em portugal, na irlanda, em frança... porquê que não se tomam medidas? porquê que não liberalizam de uma vez por todas o casamento dos padres ou pelo menos anulam o voto de castidade (que pelos vistos, ninguém (ou quase ninguém) cumpre!)?

a instituição *igreja* é um antro de faux-culs, permissiva com aquilo que lhe convém, que apregoa regras que não cumpre.
em vez de abusarem de pobres inocentes e viver às custas de pobres (financeira e espiritualmente falando), deveriam sodomizar-se uns aos outros e deixarem o mundo viver em paz.

Alexandre Correia said...

Li,

Acredite que o prazer desta comunicação entre nós é recíproco. Quanto ao tema do seu texto, sem querer estar a ser o defensor do clero, até porque me estou nas tintas, reafirmo que não podemos julgar todos os padres pelos que são pedófilos, até porque esta opção sexual inaceitável não escolhe profissões. E estou convencido que eles já se sodomizam uns aos outros. Deviam era, como sugere, deixar o mundo viver em paz!

Beijo,

Alexandre

li said...

a notícia mais desenvolvida:
http://aeiou.expresso.pt/prisao-de-padre-luso-frances-acusado-de-pedofilia=f556693