Jan 11, 2010

a (des)complicação

...das relações humanas.

"detesto que as mulheres me façam chantagem emocional."
?!
mulheres e chantagem emocional? nnnnãaaaaaaaaaaaooooooooooooooo! impossível.

admito, foi uma surpresa ouvir isto da boca de um homem. porque sempre achei que:
1. os homens não faziam a mínima ideia que as mulheres usavam as emoções para chantagear;
2. aqueles que o sabiam, sempre o disfarçaram bem, pois (no final) sempre consegui aquilo que queria.

1. fiquei envergonhada, por todos os momentos em que fiz uso desta vergonhosa arma para chegar aos meus fins.
2. depois pus-me a pensar (sim, de quando em vez, acontece-me):
- porquê recorrer a chantagens, joguinhos or whatever para chamar a atenção de alguém ou pedir algo?
- por quê entrar em labirintos de palavras e emoções, e ir por um caminho desgastante para ambos?
- por que não simplesmente dizer ou pedir aquilo que se quer?

a resposta é simples:
temos medo de ser frontais. temos medo da resposta. temos medo da reacção. temos medo de mostrar a verdadeira face. temos medo do nosso "eu". temos medo da rejeição, da não-aceitação. temos medo de ir contra a sociedade, contra a nossa educação. temos medo.
encafuamo-nos nas palavras e emoções. alteramos a situação segundo os ventos. fazemos bluff. escondemos o nosso verdadeiro jogo. manipulamos a pessoa como se de uma marioneta se tratasse. quebra-cabeças. labirintos. jogos complexos que não levam a parte alguma. e tudo isto para?
para- no caso de não conseguir aquilo que se pretende, jogar o "joker", i.e. "foi um mal-entendido/não percebeste/não me exprimi bem/não me percebes, etc.".

numa palavra se consegue resumir este enredo:
complicação
complicar situações simples. corroer pouco a pouco a relação. perder tempo. não atingir o objectivo. estes são os ganhos da complicação.

não é fácil dizer aquilo que nos vai na alma. mas é mais fácil do que andar, pelos cantos da casa, sorumbática à espera de despertar as atenções.
por isso, senhoras, resolução 2010:
"descompliquem o *incomplicável* (perdoem-me o neologismo) e guardem as emoções para outras ocasiões."
e nunca esqueçam:
il vaut mieux avoir des remords qu'avoir des regrets.

p.s. não estou a ilibar-me. eu (melhor do que ninguém) não fujo à regra. sou mulher. sou complicada. mas não gosto de complicar - apesar de o fazer, very often (e este é o perfeito exemplo da minha complicação cerebral).
:)

6 comments:

SmartinS said...

DESCOMPLICAR minha gente! Hoje foi o dia perfeito para dizer isto a umas quantas pessoas... E sim, também não fujo à regra e sou mulher e complicada, mas há complicações verdadeiramente absurdas! A essas chamo estupidez humana! Senhoras e senhores, minha gente, cumpram à risca esta resolução de 2010 e DESCOMPLIQUEM!!! :) Beijo gigante Amiga

Ric Jo said...

Assunto complicado, este. Mas fizeste um bem à nação masculina (se é que posso falar por todos nós): ajudaste a pelo menos descomplicar um pouco mais a coisa. Ou não. Complicações. Eit!

Filipe said...

Ah não, não me tirem as descomplicaçõezinhas das minhas amigas, não não que perdem o interesse!

Alexandre Correia said...

Olá Li,

Escreveu que é complicada, mas não precisava, porque isso entende-se perfeitamente. Eu não tenho dúvidas quanto a isso, depois de alguns meses a conviver com o seu blog. Raramente assume inequivocamente isso, mas raramente eu sinto que não tem o "complicómetro" ligado. O mais incrível é que a Li também diz que não gosta de complicar. Só lhe pergunto se tem ideia do que já perdeu na sua vida por não ter conseguido descomplicar? Dava uma bela conversa, não dava?

Beijo,

Alexandre Correia

PS - Eu sei o que já perdi na vida por alguém não ter conseguido libertar-se dessa barreira chamada complicação. Tantas vezes...

li said...

após reler o meu post, admito que está (um pouco/muito?) confuso.
sucintamente, a ideia é "ser frontal". perde-se imenso tempo e paciência a tentar complicar as coisas e/ou a descomplicá-las.
melhorei?

f.,
não me digas que nunca te apeteceu "torcer o pescoço" a uma dessas amigas?

s.,
esta é definitivamente uma das minhas resoluçôes 2010.

r.j.,
duvido que este post traga a paz mundial à nação masculina, mas da minha "parte" vou tentar :)

a.,
com qu'então, sou complicada?! :)

Alexandre Correia said...

Li,

Digamos que você tem uma mente complexa. Como disse, isso daria uma bela conversa, que não acho adequada num espaço tão público como este. Quem sabe se um dia não passo pela Suíça, ou a Li não vem a Lisboa?...

Beijo,

Alexandre Correia

PS - Também recebi esse email das Finanças. Mas foi um prazer seleccioná-lo e clicar na tecla que diz...delete!