Oct 20, 2008

recalcamentos et al.



f. said... "mas que se passa!? isto desde há uma semana e tal que isto tem vindo a ser um blogue de posts que reflectem pequenas fugas nas barragens dos recalcamentos! qualquer dia rebentas!"

"pulsões são impulsos energéticos. é um processo dinâmico que nasce no inconsciente que leva o organismo em direcção a um fim, uma tendência para agir, para resolver uma dada tensão orgânica. esta orienta a pessoa para determinados afectos, mentalizações e comportamentos. ora, o comportamento é orientado pela tendência do organismo em reduzir a tensão. as pulsões podem ser recalcadas ou sublimadas conforme o super ego de cada um. o super ego é como uma censura que separa o inconsciente do consciente e representa a sociedade. como na sociedade há regras/leis, é impossível deixar as pulsões passarem o super ego e essas pulsões são então recalcadas. quando existe o recalcamento é provável ocorrer frustações no indivíduo. essas frustações terão um impacto negativo no indivíduo que terá problemas consigo próprio. [...] mas as pulsões não são só recalcadas, são também sublimadas, ou seja, o indivíduo satisfaz o desejo do inconsciente através de métodos aceites pela sociedade, como o amor. a sublimação é a satisfação da pulsão sem repressão.."
[in wikipedia]

é a minha forma de ver o mundo. recalcada me confesso. procuro a sublimação através da "escrita". até conseguir ver um dia as coisas/pessoas mudarem.

1 comment:

Filipe said...

acho que estou um pouco masi esclarecido, sobretudo pelo que penso que seja uma dica no título. Mas como ando sem contacto não sei de nada.

de qualquer forma, Freud é inevitável quando abordamos estas coisas sem dúvida mas existem uns outros tipos que fazem um exercùicio um pouco difernte do teu e que é pelo puro prazer literário: buscar a escrita na sublimação...