Oct 10, 2008

enough



qual é a diferença entre "mentir" e "omitir"?
é melhor omitir e deixar a outra pessoa acreditar na sua própria versão/interpretação dos factos, ou mentir para ocultar a verdade?
a verdade magoa, mas a mentira/omissão magoa ainda mais. certo que omitindo a outra pessoa não está a inventar/alterar factos - simplesmente não conta - deixando espaços por preencher. é, à outra pessoa, de entender e ler nas entrelinhas. e muitas das leituras e interpretações dependem da nossa bagagem. vemos, lemos e interpretamos o que queremos. muitas vezes à nossa conveniência.

e quando subitamente nos deparamos com uma ponta de verdade - mais uma vez deixada transparecer mas não dita de forma clara - cai por terra tudo aquilo em que acreditávamos ou pensávamos...

e quando a pessoa que nos oculta algo pede-nos para sermos um livro aberto, não nos deixando margem para o nosso "jardim secreto" ou mesmo para as nossa próprias omissões? e quando essas mesmas "omissões" (não querer contar algo que nos é pessoal, não é uma omissão) são chamadas (erroneamente) de "mentiras"?

é fácil para certas pessoas manter o distanciamento, mantendo sempre uma certa proximidade, exigindo verdades mas ocultando as próprias - rédea solta, mas não muito. não vá a outra pessoa virar a página.

interesses pessoais.

quem é o/a mentiroso/a na estória?

No comments: