Oct 21, 2008

curiosidades & chocolates suíços


verdade que a suíça é famosa pelos seus chocolates (apesar de eu ter mais queda pelos belgas: guylian);


verdade que a suíça é uma confederação que se rege por três juridisções legais: a da comuna (ex. kleinbasel), a cantonal (basel-stadt) e a federal (suíça). as leis aprovadas em parlamento podem ser vetadas por um referendo federal (o que é para mim a verdadeira definição de "democracia").
verdade que cada cantão tem as suas leis e, por exemplo, o sistema educativo varia consideravelmente de um cantão para outro (i.e. de basel-stadt para zürich). o que leva muita gente a frequentar a universidade perto de casa. não existe numerus clausus excepto para o curso de medicina. o exame "especial" de entrada em medicina é (aqui em basel) um exame de cultura geral. o número de vagas é de 80 a 90.
verdade que a suíça (como país desenvolvido) foi dos últimos a conceder o direito de voto às mulheres (cantonalmente em 1959, federalmente em 1971 e o último cantão, appenzell innerrhoden, em 1990).
verdade que a suíça tem dois enclaves: büsingen que pertence à alemanha, e campione d'italia que pertence, tal como o nome indica, à itália.

verdade que existem muitas religiões oficiais (genebra e neuchâtel são os únicos cantões a não ter uma igreja oficial). verdade que não sei enumerá-las todas. verdade que sei que, em basel, a igreja oficial é a protestante (o que significa que não tenho muitos feriados cantonais).
verdade que os suíços germânicos pronunciam os "ch", "rr". ex: zürich = "dzurirre"
verdade que a capital federal suíça é berna e não genebra ou zurique.



verdade que, em 2005 e em resultado de um referendo federal, as uniões de facto (eingetragene partnerschaft) foram legalizadas: os casais homossexuais têm os mesmos benefícios que os casais heterossexuais, em termos de impostos, segurança social, rendas de habitação e seguros de saúde. contudo, continuam a não poder adoptar crianças, recorrer a tratamentos de fertilidade, nem adoptar o mesmo apelido.

verdade que o uso de drogas leves (ex. cannabis) não é legal mas é aceite. até há bem pouco tempo (2 anos?) existiam coffee shops que foram fechando gradualmente. falam em reautorizar legalmente o uso de drogas leves. e é verdade que vendem no supermercado ice-tea com extracto de cannabis (mas tal como nos sumos de fruta, o extracto de cannabis está numa percentagem irrisória).
verdade que para combater a criminalidade devido ao uso de drogas pesadas (infelizmente somente a heroína está contemplada por esta lei), os cantões aderiram à sua distribuição gratuita e tratamento por metadona. existe um centro aqui ao lado da universidade: todos os dias (e sob fortes disposições policiais - i.e. um securitas) vêm-se toxicodependentes à procura da dose diária. existem "salas de chuto" próprias e todo o material necessário é também fornecido pelo cantão. também é comum verem-se caixotes do lixo, perto de parques, com um contentor especial para seringas.

e estas foram as verdades de hoje. e garanto que não passaram de prazo de validade :)

2 comments:

Filipe said...

evidentemente que os chocolates belgas são melhores...

Irina Ramos said...

Tantas verdades que desconhecia. Obrigada pela licao. Quanto aos chocolates sou suspeita... gosto de muito poucos ;)