Mar 3, 2008

momentos embaraçosos

todos nós já passamos por momentos mais ou menos embaraçosos. uns que nos marcaram mais (para sempre?) e que nos deixaram memórias e fobias, outros que foram embaraçosos no momento e simplesmente esvaneceram-se no tempo.

quando tinha cerca de 6, 7 anos, a minha mana P. acompanhava-nos (a mim e à minha mana C.) de manhã cedo para a escola primária/ciclo, respectivamente, antes de regressar ao liceu que ficava frente à nossa casa. ora numa dessas manhãs gélidas, bem francesas, esqueci-me de trocar os meus chinelos de quarto pelas minhas sapatilhas - a meio do caminho e de umas brincadeiras com a minha mana C., apercebi-me do meu esquecimento. regressamos a correr (?) à casa (que ficava a uns escassos 10, 20 metros). a minha mana P. estava divertidíssima com a situação - ainda hoje ouço o eco do seu riso irritantemente descontrolado.
foi, até hoje, o meu momento mais embaraçoso.

"on top of my mind", relembro-me de outros tantos momentos mas que não me deixaram tão marcada. ainda hoje verifico frenetica e compulsivamente que troquei de calçado antes de sair de casa.

um momento mais recente, embaraçoso q.b, foi na sexta passada no comboio, de regresso a casa.
estava a ler um livro quando um senhor veio sentar-se à minha frente. muito educado, cumprimentou-me e sentou-se. primeira rápida análise: parecia ter saído de um filme dos anos 80 - fato démodé e óculos oversized.
volvidos uns minutos e quase a chegar ao destino, pouso o meu livro para atender uma chamada. quando levanto os olhos e olho novamente para a pessoa sentada à minha frente, os meus olhos recaem sobre o crucifixo na lapela e uma bíblia pousada na mesa. segunda rápida análise: quem me parecia ter parado no tempo, era nada mais nada menos do que um padre, de olhos fixos na capa do meu livro.

estou a ler "les 120 journées de sodome" do marquis de sade.

1 comment:

Filipe said...

aconselho para o próximo momento embaraçoso com um padre a leitura de "les onze mille verges" de Appolinaire. http://fr.wikipedia.org/wiki/Les_Onze_Mille_Verges