Nov 26, 2007

first time "exam vigilante"



Hoje, pela primeira vez, vigiei um exame (Biochemical Catalysis, 3.º ano do curso de Bioquímica). Dinheiro "fácil" (€18/hora), sem grandes maçadas.
Éramos três alunos de doutoramento para cerca de 40 alunos. Tarefa de copianço nada fácil para eles... tinham (apenas) direito à consulta dos relatórios corrigidos das práticas.
Regras simples. Nada de consulta doutros materiais nem do vizinho do lado (já (quase) todos passamos por aí).

Ora, qual não é o meu espanto quando na segunda fila, vejo dois alunos (um rapaz e uma rapariga) a trocarem relatórios. Muito honestamente, não queria ser eu a denunciá-los, mas o meu colega disse-me que era da minha responsabilidade dado ter sido eu a aperceber-me da situação. Ainda fiquei na dúvida e a balançar entre ser "cool" e fechar os olhos sobre a situação e ser "malvada" e anular-lhes o exame. Optei pelo meio-termo, i. e. deixar a "batata quente" ao meu orientador (e prof. da cadeira). Apontei os nomes e ele que decida o que fazer. Não sei se fui justa ou não, até porque o rapaz esqueceu-se dos relatórios dele (e da máquina de calcular e da régua...) e estava a usar os da colega. E não posso chamar a isto propriamente "copiar"... Mas, "regras são regras" e não fui eu que as fiz.

Aliás e a propósito de "copianço", encontrei este artigo do Jornal de Notícias (Maio 2006). Parece que os alunos de Engenharia são os que mais copiam na universidade :)

Foram 2 horas facilmente passadas e decidi inscrever-me para vigiar exames em Junho (3 horas/dia, 5 dias/semana durante 3 semanas) a ver se junto dinheiro suficiente para a minha viagem a Cuba em Outubro/Novembro 2008.