Nov 19, 2007

driving in ireland



Ontem, no final da tarde (às 18h30, já noite cerrada) e de regresso à casa, quase fiquei sem carro e sem vida (?)...

Não estava com pressa: aliás, ando numa de poupança de combustível (já subiu quase 10 cêntimos em pouco menos de 2 semanas), mas detesto ficar "presa" atrás de camiões TIR. A isto, acrescento o problema de conduzir um carro com o volante no lado esquerdo (o "normal" europeu), do lado esquerdo da estrada. Ora, quando existem 2 vias para cada sentido de trânsito, não tenho quaisquer problemas em ultrapassar. O pior é quando só existe uma via, pois obriga-me a ir quase em contramão (para a via da direita) para ver se vem ou não trânsito em sentido contrário.

Ontem, este era o cenário:
Dois camiões TIR à minha frente, chuva q.b, noite escura, estrada de uma só via com piso molhado (claro) e velocidade moderada (80km/h).
Numa recta (consegui vê-la numa das minhas tentativas), decido ultrapassar ambos os camiões: redução para atingir mais velocidade e lá vou eu toda despachada... O que não estava a contar, era que a recta era mais curta do que eu pensava, havendo uma curva para a direita, e a velocidade dos camiões (que aceleraram dado a recta ser numa descida).
Consegui sem grandes dificuldades passar o primeiro e o "hic" aconteceu quando tentei passar o segundo (já eu ia a 140km/h). Aparece-me a curva e a luz dos faróis de um carro em sentido contrário. Duas hipóteses: rezar para que o meu carrito acelerarasse o suficiente para passar ou então travar e voltar a arrumar-me atrás do camião. Muito rapidamente e porque realmente sei o carro que tenho, optei pela segunda. Boa opção, claro, não fosse o primeiro camião ultrapassado estar colado ao segundo! Travar a 140km/h em piso molhado com uma carrinha comercial (em que a traseira é muito leve) e obrigar um TIR a fazer o mesmo, foi aventura!!! Consegui (ou não estaria cá para contar a estória), mas foi um susto... perdi "ligeiramente" o controle do meu carro, ziguezagueando durante alguns metros, levei com os máximos do camião (com razão) e fiquei a tremer que nem uma vara verde...

Fiz os restantes quilómetros em velocidade "bem mais moderada"...

Estive para perder "21 gramas"...

4 comments:

Filipe said...

Que é o peso da alma pelos vistos...

Filipe said...

e agora dás mais valor à vida? Já sabes o que realmente conta neste mundo? Vais mudar radicalmente de atitudes perante a poluiçao, as guerras, as futilidades e o resto? Ou fica tudo na mesma ?? :p

li said...

Se tenho alma ou não, não sei... mas dava tudo nem que fosse para perder uma só grama :P

E continuo a não dar muito valor à vida, não. A única coisa que realmente me passou pela mente foi a trabalheira que ia dar aos meus pais virem cá recuperar as minhas tralhas...

Filipe said...

és das minhas...

naquilo da trabalhaiera diga-se, porque perder gramas eu a mim não me interessa, sou um primor de elegância...