Jul 18, 2009

mais uma vez

...fui vítima de uma tentativa de roubo no anorganische chemie institut.

why? why? why me?
quinta passada, por volta das 17h30, um colega meu apanhou "em flagrante" um "rapaz" dentro do meu lab. a desculpa dele: estava à procura da casa-de-banho (que, por acaso, encontra-se logo à esquerda ao subir as escadas - para além de haver mais duas no rés-de-chão). ora, o meu laboratório pode parecer-se com muita coisa para um leigo, mas absolutely not com uma "casa-de-banho".
vieram me chamar ao outro lab e pediram-me para verificar que nada me faltava. foi fácil ver que alguém tinha mexido nas minhas coisas - o meu casaco e a minha bata estavam enrolados na cadeira e o meu computador portátil estava fechado e com os cabos desligados, pronto a ser levado.

e repentinamente, a situação tornou-se confusa: o fulano disse que a namorada estava no rés-de-chão, que se sentia mal e que precisava de utilizar os wc. foi buscá-la, acompanhado por 2 colegas meus - entretanto já estava uma trupe reunida pronta para o ataque. ela foi à casa-de-banho (no meu andar) e ele pediu para ir ao wc dos homens (no 2.° andar). por ingenuidade, ou qualquer outra razão parva, deixá-mo-lo ir sozinho - a namorada foi mantida refém como garantia que ele voltaria.
...mas ele não voltou. a casa-de-banho estava vazia, sem sinais de vida. telefonamos ao werkstatt e pedimos auxílio. 3 de nós ficaram com a "namorada" (que pela idade parecia-se mais com a "mãe") e os outros 5 foram palmear os prédios (os departamentos de química inorgânica e de química orgânica estão ligados entre si).
mais de 20mins passaram até voltarmos a ter notícias: o indivíduo tinha conseguido sabe-se-lá como aprisionar-se no sótão (pulou uma cerca que permite a entrada mas não a saída).
a polizei de basel-stadt foi chamada ao local e levaram-no. a namorada foi deixada em liberdade.

por um lado tive pena do jovem (toxicodependente). tinha pouco mais de 16 anos e parecia estar em desespero. por outro lado, em basel, os toxicodependentes não têm desculpas para roubar. as drogas e o material são fornecidos gratuitamente num centro aqui perto.
so why? what's the point?
e da próxima podiam tentar roubar os computadores das minhas colegas que se encontram mais perto da porta, e não o meu! ficaria eternamente grata.

nota. nada me foi roubado do lab, mas em contrapartida, alguém me roubou a mozzarella e o fiambre que tinha deixado no frigorífico da cozinha. e esses outros ladrões, esses sim pertencem ao building. o que me revolta ainda mais.

No comments: