Jul 22, 2009

estarei eu

...a ficar suíça?

o que outras pessoas fazem da vida delas, só a elas lhes diz respeito. mas quando isso pode afectar o meu bem-estar, o meu futuro, etc. então aí o cenário muda.
quando fui convidada para integrar um novo projecto (com o instituto weissman em israel), fiquei preocupada com o estado das coisas do meu projecto inicial. o meu professor disse-me, na altura, para eu não me inquietar pois uma pós-doc iria continuá-lo até o término do contrato dela (em setembro). não gostei muito da ideia (teria preferido mantê-lo em stand-by) e nem gosto dessa pessoa, mas aceitei (i.e. "engoli o sapo"). afinal o projecto avançaria e depois seria dar-lhe continuação.

4 meses passaram. e o meu projecto inicial está exactamente onde estava quando o deixei. nada de novo. algumas gramas de proteína a mais no frigorífico e pouco mais. a nível científico, nada. os protocolos são aqueles que eu implementei. mutagénese, produção, purificação, análises quantitativas e qualitativas. tudo na mesma. isto porque s. exa. dra. xpto trabalha cerca de 4h por dia. sim, leram bem. 4h. para além de ter ficado 5 meses em casa em licença de maternidade (num contrato de 1 ano), a menina decidiu agora tirar um mês de férias. 2 semanas de férias oficiais. e 2 outras semanas oficiosas. "quando o gato sai, o rato faz a festa" - o meu professor está em osaka (japão) até ao dia 03 de agosto. capisce?

sim, estou a ficar suíça. porque para mim, isto é inadmissível. ser paga mais de 5000chf (+/- 3000€) por mês, recusar fazer aquilo que lhe é pedido (nunca iniciou o projecto que lhe foi atribuído e recusa fazer fermentações porque é demasiado trabalhoso), "trabalhar" menos de 8 horas por dia (mesmo com a desculpa de ter direito ao tempo de "aleitamento"), passar mais de 60% do tempo ao telefone ou na treta com outros elementos chineses e ainda tirar um mês de férias?! quando falta pouco menos de 2 meses para terminar o contrato? e depois ainda fica surpresa pela recusa do meu professor em lhe escrever uma carta de recomendação.

ora, este desabafo vem em razão de:
1. ter trabalho redobrado - como a menina não está cá, os químicos vêm todos pedir-me ajuda;
2. vamos todos "levar por tabela" - caso o meu professor venha a saber destas férias "não-autorizadas";
3. as metas que me tinha proposto para este projecto ainda não foram atingidas - o que significa que, em vez de avançar 4 meses, regredi.

estou a ficar suíça, sim. para mim, é uma questão de idoneidade. de brio profissional. de honestidade. de verticalidade. de tudo aquilo que lhe quiserem chamar.

3 comments:

SmartinS said...

Pois é amiga, sabes bem que neste meio também se encontram bastantes oportunistas desse tipo e quem se queima são aqueles que sempre tentam "levar o barco a bom porto". Mas não desanimes, eu acredito plenamente que "se colhe o que se semeia" e a prova está que "NO reference letter"...claro que é mais stress para ti, mas acredita que algo de bom também virá do teu esforço e dedicação! Mil beijos***

li said...

concordo contigo, s. mas ando cansada e a precisar de férias - estou a trabalhar cerca de 14h por dia - entre dar auxílio aos químicos na área da biologia molecular, tratar da manutenção das máquinas e do controlo de stocks de consumíveis, da limpeza e arrumação dos labs, ainda tenho de encontrar tempo para realizar as minhas experiências.
isto é um grito de revolta, porque sei que quando ela for embora, vou acumular mais este projecto (ela deveria ter pelo menos produzido 8 mutantes) - e não sei onde vou arranjar tempo e forças para isso.

Anonymous said...

Se sentires que estas com uma irresistivel tendencia para comprar uma enorme variedade de artigos de cor vermelha e/ou branca;

Se achas que soprar cornos com 3 metros de comprimento ê cool;

Se sonhas em atirar bandeiras pelo ar e apanha-las, e achas que ha muito pessoal disposto a pagar para ver isso;

Se falas um alemao infantiloide;

Se achas que ê perfeitamente natural teres ou vires a ter uma metralhadora no teu roupeiro;


Entao minha cara, tenho mas noticias para ti... :) :*

RF