Nov 12, 2008

notfall



decidi hoje visitar as instalações das urgências do hospital universitário de basel. as dores lancinantes obrigaram-me. com os pápeis do seguro em mão (dado o acidente ter ocorrido a caminho da universidade, é considerado "acidente de trabalho"), lá fui eu para a "notfall".
11h00. primeiro: registo dos meus dados.
11h10. triagem: atendida por uma enfermeira que me mede a pressão arterial (122/80 - nada mau), o nível de oxigénio (99% - surpreendente) e a temperatura (37.5°C). faz-me as perguntas da praxe - medicamentos que tomo, alergias, histórico médico (encurteci a estória porque senão, a esta hora, ainda estaríamos lá). perguntou-me numa escala de 0 (sem dores) a 10 (muitas, muitas dores), onde me situaria. não quis exagerar muito e apontei para a média: 5.
11h25. sou chamada por uma enfermeira para entrar então na sala do médico. 5 minutos de espera. aparece-me um fulano nos seus 20 e poucos anos e apresenta-se: dr. tobias. pergunta-me como se pronuncia o meu nome de família. lê o meu ficheiro e ri-se porque a enfermeira traduziu "hay fever" (alergia aos fenos) para "alergia à erva". exames de visão, tácteis, de reflexos e respiratórios. tudo ok. analisa o meu braço direito - o qual tenho dificuldades em movimentar. como não estou pisada na área do peito e ombro apesar de ser onde me doí mais, resolve ir chamar "o" médico. (fiquei na dúvida: se ele ia chamar "o" médico, então ele era o quê?).
12h15. aparecem-me então o dr. tobias e outro fulano da mesma idade: "o" médico. explica-me que por raio-x não iriam ficar muito mais esclarecidos sobre a minha condição médica. que se realmente tenho algo partido, nessa zona acaba por cicatrizar por si só, sem recurso a cirurgia. e que é sempre bom evitar levar com uma dose de radiação. ok. receitam-me dafalgan, voltaren, pantozol e olfen patches para aliviar as dores.
12h30. já estava de regresso à uni.

folgo ter sido o espécime de estudo de hoje. pode ser que faça parte de um sub-capítulo na tese de projecto final deles: "o caso da hipocondríaca que caiu de bicicleta".

No comments: