...no país da neutralidade.
1. o caso "roman polanski"
i) o homem violou uma rapariga? não sei. não estava lá para ver. e há sempre 3 versões da estória (a dele, a dela e a verdadeira). e nunca saberemos o que realmente aconteceu.
ii) ela tinha 13 anos e foi drogada? a) que raio de mãe deixa a filha de 13 anos passar a noite em cocktails com adultos? b) pelas fotos, a miúda aparentava um pouco mais do que os ditos 13. c) "a teoria da conspiração": não terá sido tudo esquema para sacar dinheiro ao polanski?
iii) declarou-se culpado em tribunal? muitas vezes as pessoas são mal aconselhadas pelos seus advogados - que lhes vendem a ideia que "
to plead guilty" é sinónimo de passar menos anos em prisão.
wrong. dead wrong. sobretudo quando o juíz
muda de ideias como muda de camisa...
iv) fugiu às autoridades norte-americanas? fez muito bem. no país dos cowboys e da corrupção (subtil, mas pior do que no resto do mundo), ninguém está a salvo. a justiça dos estates está longe de ser cega: o.j. simpson foi ilibado por ser de cor. roman polanski teria sido preso por ser branco.
v) deixem o homem em paz. cometeu (ou não) um (ou vários) erros, mas deixem o homem viver. não fez nada de mal desde então (e já lá vão 32 anos) e premiou-nos com a obra-prima "
the pianist". já se redimiu. se fosse em portugal, o "crime" já teria prescrito
il y a belle lurette.
vi) a suíça é um país com sentido de humor. os estados unidos já estavam a festejar a extradição do r. polanski. mas este depois de uma "curta" estadia na prisão de winterthur, está agora de "férias" no seu châlet em gstaad.
quelle belle enculade para os americanos!
a ver vamos como isto vai acabar, mas duvido muito que
os suíços se rebaixem à própria baixeza dos usa.2. o caso "minaretes"
i) dia 29 de novembro, o assunto foi levado a referendo. como já referi num
post anterior, a suíça é uma confederação - as leis podem ser vetadas pela população.
ii) a população suíça votou "sim" à interdição de minaretes (torres que medem cerca de 200m de altura e que servem para chamar os muçulmanos à oração 5 vezes ao dia).
iii) intolerância?
wtf?! a suíça tem duas igrejas oficiais: católica e protestante. ambas coabitam sem problemas contrariamente ao exemplo irlandês (irlanda do norte/república da irlanda). não conheço os números, mas a população emigrante é significante. existem sinagogas. existem mesquitas (sem os minaretes). existem restaurantes turcos ao lado de restaurantes italianos. a população estrangeira não foi segregada como o foi em frança onde a maioria foi enfiada em ghettos e hlm (
habitations à loyer modéré).
iv) não liberdade à religião? as mulheres não foram proibidas de usar burkas nem véus. os muçulmanos podem continuar a praticar a religião e rezar a alá. mas não podem se pôr aos berros de madrugada, ao meio-dia, a meio da tarde, ao pôr-do-sol e à noite. desenrolar o tapete, tirar os sapatos e vergarem-se virados para a cidade-santa. façam-no em casa ou dentro da mesquita.
v) no dia em que outras religiões forem aceites nos países deles. no dia em que se poderá construir igrejas nos países deles. no dia em que uma mulher europeia não for obrigada a usar véu quando for de férias nos países deles. no dia em que isso tudo acontecer, então será possível discutir a possibilidade de construir minaretes em países europeus.
até lá...
prefiro ouvir o som dos sinos.