May 10, 2010

la fête et les jeux

...sans le prosélytisme.

a universidade de basileia festeja este ano o seu 550° aniversário (1460 - 2010). de forma a comemorar o evento, várias actividades foram programadas, entre elas uma feira de conhecimentos realizada na cidade de porrentruy (na parte francófona do jura suíço), no sábado passado.

fiquei responsável pela "cuisine moléculaire" e achei imensa graça às pessoas que não tiveram receio de provar "la mousse à découvrir" (uma emulsão de tomate - os visitantes tinham de descobrir qual era o aroma escondido. a experiência tinha como objectivo demonstrar que muitas vezes fazemos inconscientemente a ponte entre a imagem e o sabor mas quando a imagem desaparece nem sempre é fácil reconhecer o aroma/sabor) ou saborear o azeite "sólido" (após rápida passagem pelo azoto líquido - i.e. a -196°C). foi também divertido educar "miúdos e graúdos" sobre ciência e mostrar que esta também pode ser divertida.
foram 10h de actividades non-stop mas, verdade diga-se, nem me apercebi do tempo a passar.

para os mais curiosos, podem encontrar mais infos aqui e aqui (en français).

1 comment:

Alexandre Correia said...

Olá Li,

Há algum tempo que não visitava o seu blog. Neste regresso, não só fiquei surpreso pela sua passagem pelo "sentir" masculino, como fiquei interessado nas experiências de ciência aliada à cozinha. Já tive oportunidade de experimentar algumas verdadeiras obras de arte da gastronomia cujo segredo era exactamente esse, pelo que tenho a certeza de que se assistisse a esse evento, teria sido um dos mais curiosos. Já relativamente à mudança do modo de sentir, confesso que me sinto muito bem como homem. Mas seria bastante divertido passar momentaneamente para o lado oposto. Com tudo o que sei deste lado, coitados dos homens...

Beijo,

Alexandre Correia