Apr 19, 2008

à propósito de dom quixote


dom quixote de miguel de cervantes é um dos meus livros "infantis" favoritos - ao lado das histórias do petit nicholas de sempé-goscinny e le petit prince de saint-exupéry.
lembro-me vagamente das estórias mirambolescas desse cavaleiro espanhol e do seu fiel servidor, sancho pança.
a estória da luta contra os moinhos de vento deve ser a mais retratada na literatura mas também a mais marcante. a minha leitura hoje é bem diferente da que fiz quando tinha 8 anos - lembro-me de o ridiculizar por confundir moinhos e gigantes, pela sua loucura...
hoje vejo o que viu dom quixote. não quero lutar com gigantes pela nobreza do acto nem para salvar donzelas, mas luto contra os meus moinhos, moinhos no meu imaginário, mas pessoas e situações bem concretas no meu delirante mundo real.

No comments: