Oct 25, 2007

uma questão de matemática


Parto do princípio que qualquer pessoa que tenha seguido a via científica (e vou mais longe, até mesmo alguém de "Letras"), saiba resolver uma simples equação de 1.º grau, como:
2x + 4x = 6 logo x = 1

Agora se, em vez da incógnita x, temos a concentração de um químico e dificultamos um pouco mais, acrescentando valores decimais, género:
1.82[CH3COOH] + [CH3COOH] = 0.26
a concentração do ácido acético ([CH3COOH]) é igual a...?

Qual não é o meu espanto, quando esta manhã tive de explicar como resolver esta equação à uma aluna finalista em Bioquímica (Ruth - ver foto do post anterior)...

E eu não sou nenhum génio comparativamente ao meu orientador...

7 comments:

Filipe said...

O comentário mais ofensivo da história da humanidade é este : "até mesmo alguém de "Letras""...

minha nossa santíssima Senhora da Adeláide.... gostei, e muito. :)

li said...

pois...até gostava que alguém de Letras resolvesse a equação... ainda estou à espera de uma resposta :)

Filipe said...

Ora bem, partindo da tua analogia, que baseou-se em substituir a incógnita por uma fórmula química eu diria que a concentração de ácido é de 0.092...

acertei ou espalhei-me por completo? se me espalhei a tua analogia enganou-me.

li said...

Correctíssimo... Ficou desfeito o mito que as pessoas de Letras não sabem nada (ou quase nada) de matemática :)
Infelizmente o mito dos cientistas serem avessos a estudos linguísticos permanece: ainda preciso recorrer ao dicionário para entender certos blogues ;)

Filipe said...

H� que tamb�m confessar certas coisas importantes para sermos justos. Ali�s, duas coisas:

1o - tendo feito a escolaridade na B�lgica, na Escola Europeia, as op�es que t�nhamos eram por disciplina e n�o por �reas. Evidentemente que quem pensava seguir cursos cient�ficos escolhia qu�mica e f�sica e biologia e, quem pensasse em economia escolheria "matem�tica forte", quem pensasse em humanidades escolheria uma terceira l�ngua ou at� quarta (como eu), filosofia e uma disciplina chamada "aprofundamento de portugu�s que se debru�ava j� sobre a literatura (como eu escolhi)... mas apesar dessas escolhas, optei tamb�m por "matem�tica forte", era dos poucos com escolhas de humanidades l� no meio mas l� me safei.

2a coisa: sou um gajo muito bom mesmo, esperto, bonito e bom, bom bom. � injusto generalizar-se por tanto :p

Mafalda said...

tive que pegar no lápis, escrever num papel, à espera que me saísse uma coisa muito complicada. às vezes complicamos o mais simples... finalista?!

Anonymous said...

Good brief and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.